Brasil teve ao menos 51 acidentes aéreos neste ano; 19 pessoas morreram
O Brasil registrou ao menos 51 acidentes aéreos neste ano, de acordo com dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).
Por AT Noticias 16/04/2025 às 05:09:14 - Atualizado há
Foto: CNN Brasil
O Brasil registrou ao menos 51 acidentes aéreos neste ano, de acordo com dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer). As ocorrências deixaram 19 pessoas mortas, sendo 12 tripulantes e nove passageiros.
Nenhum desses episódios envolveu voos da chamada aviação comercial regular, que são aqueles que operados pelas companhias aéreas mediante venda de passagens.
Considerando as 51 ocorrências até o dia 9 de abril, o Brasil teve um acidente aéreo a cada 46,5 horas em 2025. O número não abrange incidentes e incidentes graves, que são episódios de menor gravidade.
Além das 19 vítimas fatais, 11 pessoas tiveram ferimentos graves e 24 tiveram lesões consideradas leves após os acidentes aéreos ocorridos neste ano.
Com o auxílio da plataforma Pinpoint, uma ferramenta de jornalismo desenvolvida pelo Google, a CNNanalisou os 51 reportes preliminares sobre as ocorrências de 2025. O cruzamento de dados mostra que quase a metade (24) dos acidentes envolveu aeronaves agrícolas.
Em relação à fase do voo em que o acidente ocorreu, 15 foram na decolagem e dez no pouso.
A maioria das quedas ocorreu no estado de São Paulo (9). Em seguida estão Bahia (6), Mato Grosso (5) e Minas Gerais (5).
Idade das aeronaves acidentadas
Os dados do Sipaer mostram que 21 aeronaves acidentadas em 2025 (41,2%) foram fabricadas antes do ano 2000. Por outro lado, nove (16,7%) foram construídas depois de 2019.
A aeronave mais antiga a cair neste ano foi fabricada em 1968. Trata-se, justamente, do monomotor que caiu em Campina Grande no início deste mês.
Em contrapartida, dois acidentes envolveram aeronaves fabricadas em 2024.
Comparação com 2024
Entre 1º de janeiro e o dia 9 de abril de 2024, foram registrados 58 acidentes aéreos no Brasil, ainda de acordo com o Sipaer.
Na comparação dos dados deste ano com o mesmo período de 2024, portanto, houve uma queda de 12,1%.
Relembre alguns acidentes
No dia 9 de janeiro, um bimotor a jato explodiu após uma tentativa de pouso no aeroporto de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O avião havia decolado da cidade de Mineiros, no interior de Goiás e foi parar na praia após ultrapassar o limite da pista. O piloto da aeronave morreu. Quatro passageiros ficaram feridos e duas pessoas que estavam em solo se machucaram.
Menos de um mês depois, em 7 de fevereiro, um avião Beechcraft King Air F90 prefixo PS-FEM caiu na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo.
Quatro pessoas estavam a bordo do helicóptero, sendo dois pilotos e dois operadores aerotáticos. Nenhum deles se feriu.
Outro lado
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que é vinculado à Força Aérea Brasileira, afirmou que “realiza um indispensável levantamento estatístico de todas as ocorrências aeronáuticas e disponibiliza essas informações em seu site, por meio do Painel Sipaer, acessível a toda a sociedade como forma de contribuir para a identificação e mitigação de riscos na aviação”.
O órgão informa que “divulga no âmbito da comunidade aeronáutica as lições aprendidas por meio da emissão de seus Relatórios Finais e Recomendações de Segurança, propondo medidas de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram”.
“As investigações realizadas pelo Cenipa não têm como objetivo estabelecer culpa ou responsabilização, conforme previsto na legislação vigente, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica”, diz o órgão.