Na primeira convocação no comando da seleção inglesa, técnico chama de volta volante que teve passagem frustrante pela Arábia Saudita e atacante que estava em baixa no Manchester United Aston Villa 3 x 0 Club Brugge | Melhores momentos | Champions League
Thomas Tuchel anunciou nesta sexta-feira a sua primeira convocação como técnico da seleção da Inglaterra, para os jogos contra Albânia e Letônia pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. E o treinador surpreendeu ao chamar o lateral-direito Walker e, principalmente, o volante Henderson e o atacante Rashford.
+ Confira a tabela das Eliminatórias da Europa
Henderson tem jogado pelo Ajax nesta temporada
Getty Images
?Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
— A maneira como ele joga e se impõe no Ajax é impressionante, e ele faz isso com personalidade, traz energia para o time. O Jordan é uma peça importante para o nosso quebra-cabeça — explicou Tuchel, em vídeo publicado pela federação inglesa de futebol (FA).
Henderson não era convocado desde novembro de 2023. Outrora capitão da Inglaterra, ele perdeu muito espaço na seleção após passagem desastrosa pelo Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, time pelo qual só disputou 19 jogos na temporada passada. Chegou a ser vaiado em Wembley por isso. O volante está no Ajax desde janeiro de 2024, e já disputou 50 jogos pela equipe holandesa desde então.
O retorno de Marcus Rashford também surpreendeu. Ele não joga pela seleção da Inglaterra desde o amistoso contra o Brasil, em março do ano passado. O atacante teve um ano complicado no Manchester United — o técnico Rúben Amorim disse que preferia até o preparador físico no banco em vez dele. Mas o bom desempenho recente pelo Aston Villa, em apenas nove jogos, foi o suficiente para cativar Tuchel.
— Ele teve um impacto enorme nas últimas partidas do Aston Villa. Fiquei encantado em ver seu esforço sem a bola, para ajudar os companheiros o máximo possível, sua energia consistente para defender o time. Não há dúvidas sobre seu talento, sua qualidade, mas vê-lo sendo decisivo, envolvido no jogo, me deu a impressão de que era o momento certo para chamá-lo — disse o técnico.
Rashford disputou apenas nove jogos até agora pelo Aston Villa
REUTERS/Jaimi Joy
O lateral-direito Walker foi outro que trocou de clube na última janela de transferências de inverno. Ele deixou o Manchester City e foi para o Milan, por empréstimo até o final da temporada. O defensor é figura cativa na seleção, mas a perda de espaço no City levantou dúvidas sobre uma nova convocação agora em março.
As outras novidades na primeira lista do técnico Thomas Tuchel foram os defensores Burn e Lewis-Skelly. Quansah e Reece James voltaram a ser chamado para a seleção, assim como Konsa. Por outro lado, não foram convocados os atacantes Maddison e Grealish. Destaque do Nottingham Forest, o meio-campista Gibbs-White também ficou fora.
A Inglaterra joga contra a Albânia no dia 21 de março, em Wembley, e depois encara a Letônia no dia 24. A seleção inglesa faz parte do Grupo K das Eliminatórias, junto dessas outras duas equipes mais Andorra e Sérvia.
Convocados da Inglaterra:
Goleiros: Henderson (Crystal Palace), Pickford (Everton), Ramsdale (Southampton) e Trafford (Burnley).
Defensores: Burn (Newcastle), Colwill (Chelsea), Guehi (Crystal Palace), James (Chelsea), Konsa (Aston Villa), Lewis- Skelly (Arsenal), Livramento (Newcastle), Quansah (Liverpool) e Walker (Milan).
Meio-campistas: Bellingham (Real Madrid), Eze (Crystal Palace), Jordan Henderson (Ajax), Curtis Jones (Liverpool), Palmer (Chelsea) e Rice (Arsenal).
Atacantes: Bowen (West Ham), Foden (Manchester City), Gordon (Newcastle United), Harry Kane (Bayern de Munique), Rashford (Manchester United) e Solanke (Tottenham).
Técnico Thomas Tuchel durante o anúncio da convocação da seleção da Inglaterra
Getty Images
Fonte: Esporte