Como o Comando Vermelho ataca empresas para cobrar "gatonet" e deixa moradores sem internet

O Comando Vermelho (CV) tem sido apontado como a facção criminosa responsável por ataques a empresas de prestação de serviços de internet e telefonia no Ceará nos últimos dias - em uma das cidades, 90% dos habitantes ficaram sem acesso à internet.

Foto de AT Noticias Por AT Noticias
13/03/2025 às 15:27:56 - Atualizado há

O Comando Vermelho (CV) tem sido apontado como a facção criminosa responsável por ataques a empresas de prestação de serviços de internet e telefonia no Ceará nos últimos dias - em uma das cidades, 90% dos habitantes ficaram sem acesso à internet. Na quarta-feira, 12, uma operação da Polícia Civil prendeu 17 suspeitos de crimes contra companhias do setor e o governo montou uma força-tarefa para tratar da crise. O Ministério da Justiça e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dizem acompanhar o caso.

Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), esse tipo de atuação dos bandidos já ocorria no Rio de Janeiro, no Pará e agora também migrou para o Estado do Nordeste.

Até agora, ao menos quatro municípios - Fortaleza, Caucaia, Caridade e São Gonçalo do Amarante, onde fica o Porto de Pecém -, foram alvos das ações criminosas.

Entre o fim de semana passada e o início desta semana, quase 90% dos pouco mais de 16 mil habitantes de Caridade estão sem acesso à internet. Cabos de fibra ótica das empresas de internet foram cortados pelos bandidos como uma forma de pressionar as empresas a pagarem o "pedágio" para a continuidade dos serviços na região.

Na segunda, 10, e na terça-feira, 11, um veículo caracterizado e uma loja de atendimento ao cliente de duas provedoras de internet foram alvos de tiros em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Em outras investidas criminosas, equipamentos de internet instalados na rede de postes, além de veículos com logomarcas de empresas do ramo e lojas de atendimento ao cliente foram alvos de incêndios e depredações.

Roteadores e distribuidores de fibra óptica foram apreendidos pela Polícia do Ceará.

A Polícia Civil do Ceará deflagrou na quarta-feira, 12, a operação "Strike". A ação policial ocorreu, simultaneamente, em Fortaleza, Caucaia, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Ao todo, 17 suspeitos de crimes contra empresas de internet foram presos, incluindo o articulador dessas extorsões e ataques e o braço técnico do grupo, que operava um serviço de provedor. Roteadores e distribuidores de fibra óptica também foram apreendidos.

"Em razão dos ataques observados a provedores de internet e ao patrimônio dessas empresas, já vínhamos investigando essas organizações criminosas e intensificamos as apurações para identificar essas pessoas, indiciá-las e representar pelas prisões e buscas e apreensões", disse o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.

Entre os alvos da operação está um homem de 30 anos, que já tem extensa ficha de delitos por integrar organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e receptação.

O homem já se encontrava preso em Sobral, detido no último final de semana suspeito de envolvimento em um crime de homicídio em Fortaleza. Ele também é investigado por extorsão de empresas provedoras de internet e é apontado como um dos chefes do grupo criminoso. A identidade dele não foi revelada.

Sequestro de equipamentos

Conforme Cristiane Sanches, vice-líder do Conselho de Administração da Abrint, os ataques começaram no Rio, na área da capital, além da região dos Lagos, e se intensificaram em 2021. A partir dessas duas localidades, a ação dos criminosos migrou para o Pará e o Ceará. Nos três Estados, as ações criminosas seguem o mesmo rito, segundo a Abrint.

"Inicialmente, esses grupos entram em contato com os provedores, com os donos dos provedores, e falam o seguinte: 'você tem X dias para começar a me pagar. Se não pagar tanto por mês, ou seja, se eu não virar seu sócio a partir de agora, vou começar a atacar a sua rede.' É uma forma de extorsão", afirma.

Com os suspeitos de promover ataques contra provedores de internet, Polícia do Ceará também apreendeu cabos de fibra ótica.
Com os suspeitos de promover ataques contra provedores de internet, Polícia do Ceará também apreendeu cabos de fibra ótica.

Em alguns casos, a facção criminosa obriga as empresas provedoras de internet a exibirem o sistema de bilhetagem para, de posse dessa informação, identificarem as áreas mais rentáveis em cada região.

Além do porcentual exigido com base na arrecadação da empresa, a facção controladora do bairro ou da cidade nas quais as empresas operam também sequestra equipamentos. "Ele (o criminoso) tira a identificação dos cabos e fala que a rede daquela região passa a ser inteirinha da facção criminosa", ressalta Cristiane.

Com isso, muitas empresas abandonaram o serviço em determinadas localidades "porque não valia qualquer tipo de embate", complementa a representante da Abrint. Numa tentativa de mitigar riscos e reduzir prejuízos, diversas empresas, das menores às maiores, estão descaracterizando equipamentos, veículos, fechando lojas de atendimento ao cliente em regiões de maior vulnerabilidade e desobrigando os funcionários a trabalharem uniformizados e com crachá.

Conforme a associação, ainda não se sabe quanto essas ações custaram aos empresários. A Abrint solicitou reuniões com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no intuito de pedir para que o órgão federal atue de forma mais firme no tema.

O órgão regulador disse manter "estreita cooperação com as forças de segurança locais para "garantir a integridade da infraestrutura de telecomunicações". Também afirmou que dialoga com a Abrint e outras empresas do setor.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública disse acompanhar "de perto a situação dos ataques de facções criminosas contra empresas prestadoras de serviços de telecomunicações no Ceará e reforça que atua em conjunto com as forças de segurança estaduais para combater essas ações criminosas".

A pasta ainda reforçou que o combate ao crime organizado é uma das suas prioridades. "Identificamos que o Brasil já se encontra num estágio de máfia, não mais uma simples organização criminosa, é necessário atualizar a legislação para dar respostas mais adequadas para essa questão da criminalidade organizada", disse o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, em entrevista ao Estadão em outubro.

Crime organizado lucra mais com produtos legais do que com droga

Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que facções, como o CV e o Primeiro Comando da Capital (PCC), lucram mais com o comércio irregular de produtos legalizados - a exemplo de combustíveis, bebidas e cigarros - do que com a venda de drogas.

Conforme a pesquisa, as organizações criminosas movimentaram R$ 146,8 bilhões em 2022 com a comercialização de combustível, ouro, cigarros e bebida. A movimentação financeira do tráfico de cocaína no mesmo período foi estimada em R$ 15 bilhões.



Fonte: Nacional
Comentários

Notícias de Nacional

-agencia-cnn-

"Ministro não é suspeito coisa nenhuma", diz Ayres Britto sobre Moraes

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, afirmou em entrevista à CNN neste domingo (23) que o ministro Alexandre de Moraes, da...

PM analisa abordagem a jovem negro agredido por policiais em São Paulo

-agencia-cnn-

PM analisa abordagem a jovem negro agredido por policiais em São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo informou que está analisando as imagens da abordagem policial que resultou na agressão de um jovem negro...

Motorista de app é preso após atropelar dez pessoas intencionalmente no Rio

Nacional (Estadão)

Motorista de app é preso após atropelar dez pessoas intencionalmente no Rio

Um motorista de aplicativo foi preso em flagrante, neste sábado, 22, após atropelar dez pessoas que estavam diante de um bar em Nova Iguaçu, na

Como é a estátua de Encantado que tem altura maior do que a do Cristo Redentor do Rio?

Nacional (Estadão)

Como é a estátua de Encantado que tem altura maior do que a do Cristo Redentor do Rio?

Uma estátua construída na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, roubou a cena ao superar o tamanho do Cristo Redentor, cartão-postal do...

Cristiano Ronaldo admite que

-itatiaia-esportes-

Cristiano Ronaldo admite que "não jogou nada" contra a Dinamarca na Nations

Craque da Seleção Portuguesa, Cristiano Ronaldo participou de entrevista coletiva neste sábado (22) antes do duelo decisivo contra a Dinamarca...

Especialista analisa cenário da Igreja Católica após alta do papa Francisco

-transcricao-de-videos-

Especialista analisa cenário da Igreja Católica após alta do papa Francisco

O papa Francisco recebeu alta do Hospital Gemelli, em Roma, neste domingo (22), após 38 dias de internação.

Leia estas Notícias

Portugal x Dinamarca: horário e onde assistir ao jogo da Nations League

-onde-assistir-

Portugal x Dinamarca: horário e onde assistir ao jogo da Nations League

O domingo (23) das quartas de final da Nations League 2024/25 conta com um confronto de peso entre Portugal e Dinamarca.

Conheça a 'senhora das flores amarelas' que recebeu recado do papa Francisco

Mundo (G1)

Conheça a 'senhora das flores amarelas' que recebeu recado do papa Francisco

Carmela Mancuso estava entre os fiéis que foram ao hospital Gemelli acompanhar a alta de Francisco neste domingo (23).

Escócia x Grécia na Liga das Nações: onde assistir ao vivo, horário e escalação

Esporte (Estadão)

Escócia x Grécia na Liga das Nações: onde assistir ao vivo, horário e escalação

Escócia e Grécia se enfrentam neste domingo, 23, a partir das 14h (de Brasília), pela partida de volta da repescagem da Liga das...

Incêndio em fábrica de amendoim em SP já dura mais de 36 horas

São Paulo (Estadão)

Incêndio em fábrica de amendoim em SP já dura mais de 36 horas

O Corpo de Bombeiros ainda atua na manhã deste domingo, 23, para controlar as chamas em uma fábrica de amendoim de Tupã, no interior de...

Como Israel planeja intensificar sua guerra contra o Hamas em Gaza

Mundo (Estadão)

Como Israel planeja intensificar sua guerra contra o Hamas em Gaza

Enquanto as forças de Israel voltam a Gaza após um cessar-fogo de dois meses com o grupo terrorista Hamas, seus líderes políticos e...

Blogs & Colunas
Camarão entre os mais saborosos do mundo tem mais de 30 cm e custa R$ 400 por quilo: 'Raridade'

Camarão entre os mais saborosos do mundo tem mais de 30 cm e custa R$ 400 por quilo: 'Raridade'

Sugerida para você

Camarão entre os mais saborosos do mundo tem mais de 30 cm e custa R$ 400 por quilo: 'Raridade'