Frei Gilson é promovido por Bolsonaro, vira alvo da militância de Lula e Janones critica estratégia

BRASÍLIA – Um religioso da ala ultraconservadora da Igreja Católica considerado um popstar, com milhões de seguidores nas redes sociais, foi tragado para a polarização do debate político nacional.

Foto de AT Noticias Por AT Noticias
12/03/2025 às 12:24:18 - Atualizado há

BRASÍLIA – Um religioso da ala ultraconservadora da Igreja Católica considerado um popstar, com milhões de seguidores nas redes sociais, foi tragado para a polarização do debate político nacional. Gilson da Silva Pupo Azevedo, o frei Gilson, entrou em evidência depois de reunir mais de 1 milhão de fiéis em uma live na madrugada de quarta-feira, 5, início do período da Quaresma para os católicos.

Com a ascensão do religioso e a proliferação de recortes de trechos de suas pregações, movimentos políticos conservadores se associaram ao frade de 38 anos que é membro da congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. Ele lidera o grupo de evangelização musical Som do Monte e é próximo da Canção Nova, uma rede conservadora do catolicismo no Brasil. No YouTube, tem 6,4 milhões de seguidores. No Instagram, mais 7,3 milhões.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), primeiro, publicou uma foto de frei Gilson em seu perfil oficial no X (antigo Twitter) neste domingo, 9, sem nenhum comentário. A iniciativa foi vista como endosso do político denunciado por tentar um golpe de Estado armado e foi seguida por centenas de comentários alegando perseguição política ao padre pela esquerda. Mais tarde, Bolsonaro escreveu que o católico "se apresenta como um fenômeno em oração, juntando milhões pela palavra do Criador" e por isso "vem sendo atacado pela esquerda".

Evangélico, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos parlamentares com maior alcance nas redes sociais, também saiu em defesa de frei Gilson neste domingo e publicou vídeo prestando solidariedade aos católicos.

"Começaram diversos ataques. Para quem é cristão, isso é algo natural, ser atacado por seguir a Cristo. Óbvio que por ele ser católico e eu ser evangélico temos nossas divergências teológicas. Mas conheci pessoalmente, é uma pessoa extraordinária", disse o deputado. "Quão deteriorada tem que ser a alma de uma pessoa que está reclamando porque tem pessoas rezando às 4 da manhã."

Frei Gilson é representante de ala ultraconservadora da Igreja Católica

A militância digital do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de fato, entrou em campanha contra o ultraconservador católico. O grupo "Militância Raiz", do Telegram, que reúne influenciadores governistas e petistas que atuam para defender o governo e atacar adversários com informações falsas ou distorcidas, publicou, no sábado, 8, que os objetivos de frei Gilson são meramente bolsonaristas.

A campanha foi disseminada como um "alerta total". O religioso, na versão da militância governista, seria uma figura usada pelo canal Brasil Paralelo, conhecido por defender Bolsonaro e por revisionismo da História, para "tomar a Igreja Católica". Fenômeno de audiência, Gilson deu uma entrevista ao canal em outubro que atraiu meio milhão de pessoas.

"Vocês já ouviram falar nesse tal frei Gilson? Ele é a aposta da Brasil Paralelo, produtora bolsonarista, pra TOMAR A IGREJA CATÓLICA, deixar de cultuar a Cristo e passar a cultuar o Bolsonaro", diz a publicação no grupo "Militância Raiz".

"Aos familiares e amigos bolsonaristas, nem adianta avisar, mas aos familiares de boa-fé, precisamos alertar para se manterem longe desse sujeito. Posso contar com vocês para divulgar por todos os cantos? A extrema direita não vai tomar a Igreja Católica", finaliza.

Grupo 'Militância Raiz', no Telegram, de apoio a Lula disseminou campanha no sábado, 8, contra frei Gilson; mensagem diz que ultraconservador católico quer instituir culto a Bolsonaro e não a Cristo
Grupo 'Militância Raiz', no Telegram, de apoio a Lula disseminou campanha no sábado, 8, contra frei Gilson; mensagem diz que ultraconservador católico quer instituir culto a Bolsonaro e não a Cristo

O grupo da militância no Telegram tem 7,4 mil seguidores. Mas a partir dali as publicações são disseminadas para outros aplicativos e redes sociais. A mensagem, acompanhada de um vídeo curto do frei Gilson, está espalhada, por exemplo, em grupos de WhatsApp de petistas e de apoio ao governo Lula.

Mensagem criada por grupo
Mensagem criada por grupo "Militância Raiz" de Lula, no Telegram, é espalhada por grupos de WhatsApp com apoiadores do governo; texto diz que frei Gilson quer trocar Cristo por Bolsonaro

Essa estratégia, entretanto, desagrada outra ala lulista. Há quem defenda que comprar briga com o religioso é um erro crasso, sobretudo pela dificuldade do governo em falar com segmentos evangélicos e mais conservadores.

O deputado André Janones (Avante-MG) verbalizou a crítica neste domingo. "Não basta ser rejeitado pelos evangélicos, vamos fazer uma cruzada contra os católicos também, aí a gente se elege só com o votos dos ateus em um país em que quase 80% da população é católica ou evangélica. Que tal?", escreveu, em tom irônico. O parlamentar já foi considerado dono de uma estratégia de redes sociais eficiente para a esquerda enfrentar o bolsonarismo na internet. Ele disse que os governistas merecem a impopularidade e que "toda a desgraça é pouca para gente burra e arrogante". "Incrível como a arrogância do nosso campo se sobrepõem, mesmo com impopularidade e uma derrota cada vez mais real em 2026. Continuamos mirando no jogador e esquecendo a bola", publicou.

O político mineiro está em baixa depois de confessar a prática do esquema de "rachadinha" e se comprometer com a Procuradoria-Geral da República a devolver R$ 131 mil. Ele se justificou dizendo que estava com o nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa.

Um dos influenciadores lulistas resgatou no X uma transmissão de 2021 de frei Gilson, em Brasília, e disse que aquela havia sido uma "live patriota". O registro tem preces para que "governantes não abusem do poder que vem de Deus", contra o "flagelo da ditadura" e do "comunismo" e para que os "erros da Rússia" não venham "assolar o Brasil". "Está bom para vocês ou já está claro que eles estão usando a religião com fins políticos?", escreveu Vinicios Betiol, um dos membros do "Militância Raiz".

Entre governistas, nem todos têm aversão ao frade famoso. Na abertura da Quaresma, o ministro Juscelino Filho, das Comunicações, publicou uma foto recebendo as bençãos do religioso em um encontro com ele na Câmara em novembro. "Que Cristo possa nos renovar com sua misericórdia e nos conduzir à humildade", postou.

View this post on Instagram

A post shared by Juscelino Filho (@juscelinofilho)

Outras referências dos conservadores e dos bolsonaristas saíram em defesa de frei Gilson neste domingo.

Influenciador católico conservador, Bernardo Kuster publicou um vídeo para seus 546 mil seguidores no X lendo uma série de comentários atacando o religioso, entre eles um que chamou os adeptos da live de frei Gilson de "fiéis encapetados"."Um recadinho para a turma da lacração. Podem chorar, reclamar. Mas o frei Gilson até o fim da Quaresma vai bater 2 milhões de pessoas ao vivo simultaneamente", disse.

Frei Gilson foi um dos quatro religiosos citados pela Polícia Federal nas investigações sobre golpe de Estado. O nome dele aparece como uma pessoa que recebeu mensagens do padre José Eduardo de Oliveira e Silva, de Osasco, citado na investigação da PF por envolvimento na trama golpista. Gilson não foi indiciado ou denunciado. O Estadão não conseguiu contato com o frei sobre a menção no relatório da corporação.

Em 3 de novembro de 2022, José Eduardo enviou a frei Gilson via WhatsApp uma "espécie de oração ao golpe", de acordo com a PF, pedindo que todos os brasileiros, católicos e evangélicos, incluíssem em suas orações os nomes do então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e de outros 16 generais, "para que Deus lhes dê a coragem de salvar o Brasil, lhes ajude a vencer a covardia e os estimule a agir com consciência histórica e não apenas como funcionários público de farda".

José Eduardo é citado 74 vezes no relatório da PF. Ele atuou, segundo os investigadores, junto do ex-assessor para assuntos internacionais de Bolsonaro, Filipe Martins, e do advogado Amauri Saad na elaboração de uma minuta de golpe de Estado.

Fonte: Política
Comentários

Notícias de Política

Maduro anuncia entrega de terras ao MST após governo Lula firmar acordo com Venezuela

Política (Estadão)

Maduro anuncia entrega de terras ao MST após governo Lula firmar acordo com Venezuela

BRASÍLIA - Um dia antes do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciar a entrega de cerca de 180 mil hectares de terra para o Movimento dos...

Comissão de Ética muda entendimento e permite Margareth Menezes receber verba pública por shows

Política (Estadão)

Comissão de Ética muda entendimento e permite Margareth Menezes receber verba pública por shows

BRASÍLIA - A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República reformou seu entendimento anterior e permitiu que...

Turma do STF mantém bloqueio da rede social Rumble no Brasil por unanimidade

Política (G1)

Turma do STF mantém bloqueio da rede social Rumble no Brasil por unanimidade

Rumble foi alvo de bloqueio por descumprir determinações judiciais relacionadas a investigações em andamento no Supremo.

Maioria do STF vota para validar mudança na Constituição que viabilizou prática da vaquejada

Política (G1)

Maioria do STF vota para validar mudança na Constituição que viabilizou prática da vaquejada

Ministros analisaram ação contra a emenda de 2017 que fixou que não são cruéis 'práticas desportivas que utilizem animais,

Aliados de Bolsonaro resgatam criação de

Política (Estadão)

Aliados de Bolsonaro resgatam criação de "senador vitalício" e querem mudar foro de parlamentares

BRASÍLIA - Senadores do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, resgataram a ideia de se criar o cargo de "senador vitalício" para ex-presidentes e

Leia estas Notícias

Galvão Bueno reage a corte de Neymar da Seleção:

CNN Esportes

Galvão Bueno reage a corte de Neymar da Seleção: "lesão não é tão simples"

Galvão Bueno utilizou sua conta no Instagram para analisar o corte de Neymar da Seleção Brasileira.

Tancredo operado na véspera da posse

Nacional (Estadão)

Tancredo operado na véspera da posse

Há 25 anosDO ARQUIVOPrimeiro civil eleito após 21 anos de regime militar, o mineiro Tancredo de Almeida Neves deveria assumir a Presidência da...

Conselho Tutelar comenta caso de mãe detida por maltratar bebê recém-nascido

conselheira tutelar Juliana Silene

Conselho Tutelar comenta caso de mãe detida por maltratar bebê recém-nascido

Nesta semana o caso em que uma mãe foi detida por expor seu filho de dois meses em situação humilhante e de maus-tratos, no centro de Santa...

EUA: Casos de sarampo no Texas e no Novo México sobem para 294

Estados Unidos

EUA: Casos de sarampo no Texas e no Novo México sobem para 294

Os casos de sarampo no Texas e no Novo México nos Estados Unidos subiram para 294 nesta sexta-feira (14), à medida que um surto que começou no...

Blogs & Colunas
Camarão entre os mais saborosos do mundo tem mais de 30 cm e custa R$ 400 por quilo: 'Raridade'

Camarão entre os mais saborosos do mundo tem mais de 30 cm e custa R$ 400 por quilo: 'Raridade'

Sugerida para você

Camarão entre os mais saborosos do mundo tem mais de 30 cm e custa R$ 400 por quilo: 'Raridade'