(Red Bull) Todo início de temporada da F-1 vive-se a mesma experiência: tentar entender o que se viu nos mirrados três dias de testes realizados no Bahrein e antecipar quais pilotos deverão lutar pelo título de um campeonato que, este ano, se estende por 24 etapas, a última delas dia 5 de dezembro em Abu Dhabi.
Por AT Noticias 12/03/2025 às 09:23:29 - Atualizado há
(Red Bull)
Todo início de temporada da F-1 vive-se a mesma experiência: tentar entender o que se viu nos mirrados três dias de testes realizados no Bahrein e antecipar quais pilotos deverão lutar pelo título de um campeonato que, este ano, se estende por 24 etapas, a última delas dia 5 de dezembro em Abu Dhabi. Para os brasileiros a atração maior atração do GP da Austrália, domingo, é a estreia de Gabriel Bortoleto, que marca o retorno do País à categoria em tempo integral. O paulistano de 20 anos está inscrito pela equipe Sauber, time que em 2026 será rebatizado como Audi.
O principal esclarecimento proporcionado pelos testes de pré-temporada no Bahrein é a indicação que há carros mais, ou menos, bem-nascidos. Nem sempre o carro que completa a maior quilometragem é um carro que não dá problemas: por vezes o bom desempenho permite avaliar diferentes acertos, opção que demanda maior tempo nos boxes. No Bahrein, três equipes ficaram sistematicamente entre as menos eficientes: Haas, Sauber e Alpine, ao passo que Ferrari, Mercedes e Williams sempre estiveram entre as mais eficientes.
Importante levar em conta também que nos treinos livres é sabido que todo tipo de experiência é possível, incluindo até mesmo a avaliação de equipamentos que possam estar fora do regulamento. O custo por quilometro rodado de um F-1 atrofia a possibilidade dessa prática e por isso só durante a prova de classificação de sábado próximo (das 02h00 às 03h00, hora de Brasília) e a corrida (largada à 01h00 de domingo, hora de Brasília), será possível ter uma ideia do desempenho dos carros em condições semelhantes de velocidade pura e eficiência em condições de corrida. No universo da F-1 é muito comentado que a McLaren, que conseguiu o oitavo e o décimo sétimo melhores tempos, com Oscar Piastri e Lando Norris, deverá ser a grande surpresa deste fim de semana.
McLaren pode ser a grande surpresa da abertura da temporada (McLaren)
Tradicionalmente, a melhor avaliação dos carros desta temporada ficará mais clara após as três ou quatro primeiras etapas, quando os modelos 2025 serão usados em diferentes condições de altitude, temperatura ambiente, tipos de asfalto e diferentes traçados. Um carro que for bem nessas etapas tem tudo para ir bem ao longo de toda a temporada. Para efeito de comparação com os resultados de sábado próximo, fica abaixo o resultado compilado dos três dias de testes em Bahrein para uma comparação com o resultado de Melbourne:
Classificação por piloto:
1) Carlos Sainz, Williams, 1m29s348data-reader-unique-id="23">2) Lewis Hamilton, Ferrari, 1m29s379data-reader-unique-id="24">3) Charles Leclerc, Ferrari, 1m29s431data-reader-unique-id="25">4) George Russell, Mercedes, 1m29s545data-reader-unique-id="26">5) Max Verstappen, Red Bull, 1m29s566data-reader-unique-id="27">6) Alex Albon, Williams, 1m29s650data-reader-unique-id="28">7) Kimi Antonelli, Mercedes, 1m29s784data-reader-unique-id="29">8) Oscar Piastri, McLaren, 1m29s940data-reader-unique-id="30">9) Pierre Gasly, Alpine, 1m30s040data-reader-unique-id="31">10) Lance Stroll, Aston, 1m30s229data-reader-unique-id="32">11) Liam Lawson, Red Bull, 1m30s252data-reader-unique-id="33">12) Jack Doohan, Alpine, 1m30s368sdata-reader-unique-id="34">13) Yuki Tsunoda, Racing Bulls, 1m30s497data-reader-unique-id="35">14) Isack Hadjar, Racing Bulls, 1m30s675data-reader-unique-id="36">15) Fernando Alonso, Aston, 1m30s700data-reader-unique-id="37">16) Esteban Ocon, Haas, 1m30s728data-reader-unique-id="38">17) Lando Norris, McLaren, 1m30s882data-reader-unique-id="39">18) Gabriel Bortoleto, Sauber, 1m31s057data-reader-unique-id="40">19) Nico Hulkenberg, Sauber, 1m31s457data-reader-unique-id="41">20) Ollie Bearman, Haas, 1m32s361
WG
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